O Natal é, para muitos, o dia mais esperado do ano. Muito além das luzes pelas ruas, das mesas recheadas de comida caseira e das prendas debaixo da árvore, o Natal é um convite à pausa e à reflexão. Apesar de poder ser celebrado de formas distintas pelas diferentes famílias e países, existe algo universal nesta data: a ideia de união, esperança e emoção.

À medida que os anos passam, o Natal acaba por ganhar diferentes significados. Quando somos crianças, ansiamos esta data para podermos receber os brinquedos tão desejados e sublinhados em todas as revistas que recebíamos. Noutra fase da nossa vida, desejamos o Natal para conseguirmos férias da escola que tanto nos tortura. Já adultos, enfrentamos o tão desejado dia como uma oportunidade de estar com os que mais gostamos e de fazer felizes os que nos rodeiam. Velhinhos, celebramos esta data como outra qualquer, mas sempre com espírito de união e família.

Apesar dos diversos significados que o Natal possa ter em determinadas etapas da nossa vida, não significa que seja melhor ou pior comemorado. Para mim, o Natal significa bacalhau à mesa, mais em específico as migas da minha avó, a árvore montada e cheia de enfeites num canto da casa, as luzes a piscar por toda a vila e a e reunião daqueles que nos são tudo. 

Porém, apesar do Natal ser sinónimo de alegria, esperança e partilha, também é uma época que desperta saudade, especialmente dos que já não estão connosco Há uma força emocional própria desta data, que nos recorda a importância dos nossos laços quanto à necessidade de acolher as emoções, que por mais silenciosas que sejam, sentimos. É neste equilíbrio entre celebração e introspeção que o Natal encontra a sua profundidade. Convida-nos a olhar para dentro, a agradecer, a reparar relações, a valorizar gestos e a cultivar empatia.

Para além disso, o Natal passou a ter, também, um significado mais amplo e universal: é um momento de solidariedade e partilha. Representa a oportunidade de praticar atos de generosidade, por mais pequenos que sejam, como um abraço, uma palavra amiga ou até mesmo uma ajuda ao próximo, e de refletir sobre o ano que passou: o que mudou, as aventuras que experienciámos e os novos conhecimentos que adquirimos. 

Assim, não podemos definir um significado para o que é o Natal, uma vez que este combina todo o tipo de sentimento ou emoção que estejamos a sentir no momento e na altura. Nós podemos experienciar e viver o Natal de uma forma e no ano seguinte, obter uma ideia completamente diferente. Porém, posso dizer que esta data me transmite fé, esperança e união. É um convite a olhar para o outro, a valorizar os nossos relacionamentos e a cultivar bondade em tudo o que nos rodeia, tornando cada celebração única e significativa.