Todos nós ingressamos no ensino superior com o objetivo de nos formarmos para podermos contribuir para a sociedade e construir um futuro melhor. Contudo, a verdade é que o impacto que ambicionamos vai muitas vezes além da formação académica. Sustentabilidade, diversidade e inclusão são bases essenciais para moldar uma sociedade mais justa e equilibrada. Estas três dimensões estão interligadas, inspirando-nos a agir não apenas nas nossas carreiras, mas também como cidadãos conscientes. Mas, afinal, quando é que o nosso impacto realmente começa?

É neste contexto que surge a ShARE-UP, composta por alunos da Universidade do Porto e, ligada a uma rede global de 98 universidades, procura ser um ponto de partida para os estudantes que querem fazer a diferença desde cedo. Conectando-os a startups, empresas e ONGs, com o propósito de resolver problemáticas reais de âmbito social e ambiental, cada membro tem acesso ao “Future Leaders Program” que alia a consultoria e a educação numa “think tank culture”, com o objetivo de formar agentes de mudança.

O programa incentiva os membros a desenvolverem competências fundamentais, desde  liderança e o empreendedorismo até à aplicação prática deste mesmo espírito de forma técnica e especializada. Ao mesmo tempo, estando numa rede global, não deixaria de fazer sentido a promoção de uma visão abrangente e multicultural, essencial para quem deseja atuar num mundo cada vez mais interligado. Por último, mas não menos importante, motivados pelo lema “Do Well Do Good”, os membros aprendem a equilibrar impacto social e ambiental com sucesso financeiro, desenvolvendo estratégias que criem valor para a sociedade e para as organizações.

Desta forma, o nosso programa é oferecido a estudantes que têm o potencial para moldar um mundo mais sustentável e inclusivo, sendo que cada um, independentemente do contexto académico, é preparado para pôr em prática o seu potencial.

Um dos destaques do ano 2024/2025 é o projeto com a BrONCA, uma iniciativa de economia circular que dá nova vida a mobiliário antigo ao mesmo tempo que beneficia comunidades desfavorecidas no Bonfim e Campanhã. O objetivo do projeto consistiu em ajudar a BrONCA a desenvolver uma estratégia de negócio social, melhorar o marketing, otimizar operações e aumentar o envolvimento comunitário.

Na Semana da Sustentabilidade, a ShARE-UP apresentará o seu trabalho com a BrONCA. A atividade incluirá testemunhos da equipa e insights sobre o projeto, uma exposição de peças restauradas e vídeos que documentam o processo criativo e técnico dos restauradores. Este momento permitirá aos participantes conhecer o impacto transformador deste projeto, destacando a importância de soluções sustentáveis e colaborativas.

Dare to ShARE?

“Motivados pelo lema “Do Well Do Good”, os membros aprendem a equilibrar impacto social e ambiental com sucesso financeiro”