O Grupo de Fados e Guitarradas da FEP celebra um marco histórico em 2025, refletindo sobre o seu papel na promoção do Fado académico e na construção de um futuro mais inclusivo, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2025, o Grupo de Fados e Guitarradas da Faculdade de Economia do Porto (GFGFEP) assinala o 25.º aniversário da sua fundação – um quarto de século de dedicação à preservaçãodo Fado académico e à valorização da cultura portuguesa. Fundado em 2000 por um grupo de estudantes apaixonados pela música e pela tradição, o GFGFEP tornou-se uma referência dentro da comunidade académica.

A música é a essência do GFGFEP, mas a sua missão vai além disso. Ao longo destes 25 anos, o Grupo tem-se dedicado não apenas à arte, mas também ao impacto social e cultural. Em concertos, serenatas e eventos, a partilha da tradição do Fado académico é feita com paixão e compromisso. Mas é nas suas iniciativas sociais que o GFGFEP realmente se destaca, levando a música a públicos diversificados. Em particular, é o organismo estudantil que conta, orgulhosamente, com o maior intervalo de gerações de FEPianos ativas, representando a força dos laços que se criam nesta nossa Casa.

“É o organismo estudantil que conta, orgulhosamente, com o maior intervalo de gerações de FEPianos ativas”

O ano de 2025 traz também um renovado compromisso com os ODS. Através de parceriaschave, o Grupo tem promovido o alcance desta nossa tradição lusa. Estas iniciativas não apenas preservam a tradição, mas também inspiram novas gerações a explorar as suas capacidades artísticas e a valorizar a cultura portuguesa.

Uma das ações do Grupo este ano será a atuação na Casa Ronald McDonald do Porto, onde levará o Fado a famílias que enfrentam desafios relacionados com a saúde. Pretende-se criar momentos de conforto, união e alegria, numa noite diferente e que, decerto, ficará na memória de todos.

Ao celebrar este marco de 25 anos, o GFGFEP também reflete sobre o futuro. Com uma visão de crescimento contínuo e de fortalecimento do seu impacto cultural e social, o Grupo convida todos a fazer parte desta celebração. Que a tradição do Fado académico continue viva, ecoando pelos corredores da Faculdade de Economia do Porto e inspirando gerações a perpetuar este legado.