FEP Finance Club
Também incluído no 2º FEPIANO Especial Sustentabilidade, publicado em Fevereiro de 2025
Pensar no ambiente e no bem-estar social é um exercício que, por si só, possui desafios, mas quando tentamos alinhá-lo com a realidade do mercado financeiro, pode tornar-se ainda mais difícil. O que podemos fazer, então, para conciliar ambos da melhor forma?
Com o aproximar da 2.ª edição da Semana da Sustentabilidade, é natural que se reflita a respeito de temas que envolvem a preservação do meio ambiente. Todavia, a atenção relativa a questões relacionadas com a sustentabilidade e a justiça social é algo que deve estar presente em cada atividade que promovemos.
O FEP Finance Club realiza, já há muitos anos, iniciativas de voluntariado e promove sessões de literacia financeira junto de jovens, com apoio, no primeiro caso, do Banco Alimentar e, no segundo, de escolas e organizações não governamentais, como o Colégio de Lamas e o Meu Lugar no Mundo. Com estes projetos, procuramos promover a responsabilidade social, ajudando na distribuição de bens alimentares a famílias desfavorecidas e empoderando estudantes em situações de vulnerabilidade com conhecimentos práticos e teóricos que os ajudem a tomar decisões financeiras mais assertivas.
Este ano, para além de dar continuidade a estas iniciativas, participámos, com uma banca no Flea Market, evento promovido pela FEP Junior Consulting e a AEFEP, que visava promover a economia circular ao dar uma nova vida a artigos que tinham perdido utilidade para os seus antigos proprietários. Com isto, os membros do clube puderam desfazer-se de antigos pertences de maneira sustentável e adquirir novas peças, sem promover o consumismo e o desperdício.
Para além disso, ainda neste ano letivo, contámos com a presença de Bárbara Stewart, CFA, conhecida pelos seus casos de estudo “Rich Thinking”, em que explora a complexa relação das mulheres com o dinheiro. O objetivo da sessão, para além de conhecer o trabalho da convidada, foi endossar e discutir o papel das mulheres no mundo das finanças, visto que, atualmente, ainda há uma sub-representação feminina significativa neste meio. Deste modo, a representatividade e o debate a seu respeito são ferramentas fundamentais para a promoção de um setor financeiro justo e equitativo.
Ademais, as questões ambientais e sociais pesam cada vez mais na decisão de investimento de investidores em todo o mundo. De acordo com a Morgan Stanley, 77% dos investidores individuais estão interessados em investir em empresas que causam um impacto positivo no ambiente e na sociedade (Morgan Stanley, 2024). Assim, aquando da construção de portfólios de investimento no departamento de Financial Markets, o FEP Finance Club tem vindo a integrar perfis de investidor que contemplem a preocupação com a sustentabilidade, encorajando-se a escolha de empresas que, para além de providenciarem retornos elevados com mínimo risco, trabalham para a construção de um mundo mais sustentável.
Concluindo, o FEP Finance Club tem trabalhado para melhorar o seu impacto na sociedade e promover atitudes sustentáveis junto dos futuros profissionais da área das finanças, alinhando-se com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Ainda existe muito trabalho pela frente, mas estamos comprometidos em continuar a inovar e a desenvolver não só as “technical and soft skills”, mas também a consciência sustentável dos profissionais de amanhã.
Sê o primeiro a comentar