MYB - Mind Your Business
Também incluído no 2º FEPIANO Especial Sustentabilidade, publicado em Fevereiro de 2025
A Mind Your Business (MYB) nasceu do propósito de criar valor pedagógico, económico, social, colocando o Marketing ao serviço da sociedade. É esta missão que guia o dia-a-dia da nossa organização estudantil, e que todos os dias nos impele a crescer e desenvolver de modo a garantir o alinhamento do nosso trabalho com as necessidades e exigências em constante evolução do mundo que nos rodeia. A sustentabilidade surge como uma destas necessidades, e de forma cada vez mais premente.
A responsabilidade do Marketing de acompanhar as mudanças da sociedade é indiscutível. Afinal, criar valor é o objetivo do Marketing, e mais do que nunca os consumidores valorizam tanto práticas ambientalmente sustentáveis como organizações que procuram conciliar a sua atividade económica com o combate das desigualdades e adversidades sociais. É imperativo que as ações de Marketing se mantenham atualizadas perante as constantes transformações, cada vez mais rápidas, do contexto em que nos inserimos, de modo a garantir uma vantagem competitiva. No entanto, o Marketing não deve meramente acompanhar a mudança – é convicção da MYB que o Marketing tem também o dever de ser um catalisador desta.
É neste sentido, e com a intenção de fomentar a mudança, que a MYB procura aliar a sustentabilidade e responsabilidade social às suas atividades diárias, bem como refletir esses valores nas relações que estabelece, das quais destacamos a parceria com a FOCA (Focus On Critical Action), uma associação juvenil com o foco de promover iniciativas de reabilitação ambiental e impacto social positivo. Ademais, salientamos também o nosso trabalho voluntário de consultoria de Marketing junto de pequenos negócios que visa impulsionar o crescimento destes, e as nossas ação de formação abertas a todos os estudantes, realizadas com o intuito de promover uma comunidade mais informada e inclusiva.
Contudo, qualquer mudança tem de começar de dentro para fora, e os nossos esforços não são unicamente direcionados para o exterior. Internamente, a MYB procura proporcionar aos seus membros um ambiente inclusivo, de partilha e cooperação, em que todos são bem-vindos, cientes de que é a partir da diversidade de pensamento e de opinião que surgem as ideias mais criativas.
A sustentabilidade tornou-se uma necessidade, e o Marketing tem um papel central. Através de ações concretas e parcerias estratégicas, a MYB prova que a mudança começa de dentro para fora e que pequenas iniciativas podem gerar grandes transformações. Por fim, apesar dos nossos esforços e convicções, estamos cientes que ainda temos muito para aprender. Contamos apenas com 1 ano de experiência enquanto organismo estudantil, mas o passo mais importante de todos já o realizamos – começar – e acreditamos que, se nos mantivermos fieis ao propósito e valores que nos trouxeram até aqui, podemos continuar a contribuir de forma positiva. Assim, mais do que acompanhar tendências, posicionamo-nos como um agente ativo de uma nova era, em que o crescimento e a sustentabilidade caminham lado a lado, inspirando empresas e indivíduos a reimaginar o futuro.
Sê o primeiro a comentar