A FEP Economics Society (FES) assume um papel ativo na promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os diferentes projetos da organização, desde a escrita de artigos até aos eventos presenciais incorporam estas temáticas tão relevantes no cenário económico atual.

Em parceria com o Jornal de Negócios, todos os meses um membro da organização escreve sobre um tema de relevância económica e a sustentabilidade não é exceção. “Private Equity e Sustentabilidade: Um Caminho para o Futuro”, destaca como os investimentos em private equity podem alinhar-se com práticas mais sustentáveis, sublinhando a possibilidade de coexistência entre rentabilidade e impacto positivo.

Da mesma forma, a sustentabilidade empresarial também é abordada em artigos da Newsletter FES. A título de exemplo, discutiu-se o impacto de práticas insustentáveis nas finanças e na reputação corporativa no artigo “Custo Empresarial da Ausência de Sustentabilidade” e analisou-se a relação entre consumo e degradação ambiental no artigo “Ultra Fast Fashion e Consumerismo”.

Também foi explorada a complexidade do setor energético e a necessidade de transições ecológicas em “Desmistificar o Mercado Energético”. Também a rubrica FEG (Facto Económico Geral) coloca no ambiente estudantil explicações sucintas e simples de questões económicas. A interligação entre Economia e Sustentabilidade é discutida, por exemplo, em “Reforma Ambiental do IUC”, tratando brevemente a proposta de Orçamento de Estado de 2024, especificamente na política que pretendia a incorporação de uma componente ambiental no cálculo do imposto Único de Circulação.

“Promover a reflexão sobre soluções inovadoras para desafios económicos e ambientais.”

No âmbito do terceiro pilar da FES – Debater Economia – o evento presencial “What’s Next”, lançado em 2023, tem sido uma plataforma para explorar temas de vanguarda. Com o objetivo de promover a reflexão sobre soluções inovadoras para desafios económicos e ambientais, este formato tem envolvido estudantes, profissionais e académicos e já contou com edições como “Caminho para uma Economia Sustentável” e “Impacto da Inteligência Artificial na Economia Sustentável”.

Este ano, no âmbito da Semana da Sustentabilidade, será apresentada a edição “Neuro Divergência na Educação e no Mercado de Trabalho”. Por último, e presentes do dever de responsabilidade social, a FES instiga a disseminação de conhecimento com o projeto de Literacia Económica, promovendo assim o segundo pilar dos valores da organização – Educar Economia. São realizadas, junto de escolas básicas e secundárias, sessões dinâmicas sobre diferentes temas económicos e incentiva-se os estudantes ao pensamento crítico e debate de ideias. Além disso, este projeto não tem como fronteira apenas ambientes escolares. A Fundação Ronald McDonald foi também palco de uma sessão interativa para as crianças presentes, onde foi possível incutir temas como poupança e despesas familiares.

Como associação focada na ciência económica, a FEP Economics Society reconhece a importância da Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o seu progresso e compromete-se na sua contínua promoção.