Os hábitos literários dos mais novos têm-se alterado devido a um fenómeno das redes sociais chamado “BookTok”. Neste artigo propomo-nos a analisar esta trend, debruçando-nos nos vários impactos da mesma.

As redes sociais são um conjunto de plataformas digitais que atuam como meios de comunicação, permitindo a disseminação ilimitada de informação por todo o mundo. No seio destas redes sociais, estamos constantemente a ser bombardeados pelas “trends” que são temas, hashtags ou vídeos, por exemplo, que são alvo de grande popularidade e que incutem nos seus visualizadores comportamentos que as repliquem. 

Neste contexto surgiu o BookTok, uma sub-comunidade do Tiktok na qual os booktokers, criadores de conteúdo literário, publicam recomendações de livros, críticas, reviews, etc. 

Apesar de ser um fenómeno digital, o BookTok tem apresentado um impacto real, nomeadamente na sociedade e na economia, o qual iremos explicitar de seguida.

“Numa amostra de 2000 jovens, 59% relatou que o BookTok foi responsável por os ajudar a descobrir a sua paixão pela leitura.”

Do ponto de vista social, o BookTok tem contribuído para mudar os hábitos de leitura dos mais novos, que começam a ler cada vez mais. Um inquérito aplicado pela Publishers Association constatou que numa amostra de 2000 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, 59% relatou que o BookTok foi responsável por os ajudar a descobrir a sua paixão pela leitura.

Do ponto de vista económico, existem alguns aspetos a ressaltar. Em primeiro lugar, as editoras estão cada vez mais conscientes do impacto do BookTok  e, por isso, estabelecem parcerias com os booktokers,  nas quais oferecem exemplares em troca de vídeos que serão publicados, numa esperança que as muitas visualizações contribuam para o aumento de vendas. 

Para além disso, as próprias superfícies comerciais começam a ter áreas específicas com a denominação de “BookTok” nas quais estão concentrados os livros mais virais da plataforma no momento, tornando o acesso e o consumo destes livros mais à mão. 

A realidade é que nos últimos anos tem-se verificado uma tendência positiva na venda de livros em Portugal. Em 2021 registou-se um aumento de 16%; em 2022 de 15%; e em 2023 de 7%. 

No entanto, este fenómeno trouxe também consequências negativas. 

Os jovens cada vez mais leem somente em inglês o que causa preocupação às editoras portuguesas. Os motivos que levam a esta tendência são: os jovens dominam totalmente a língua; os livros são muito mais baratos do que a versão portuguesa; e as traduções demoram a serem publicadas. Apesar destas explicações, as editoras referem que este fenómeno pode colocar em causa a viabilidade de vários projetos e a eventual desvalorização da língua portuguesa.

A segunda consequência prende-se com o consumo rápido de livros que impacta a qualidade da literatura que está a ser criada. Os autores criam obras com o intuito de viralizarem no BookTok dando origem a livros que por vezes refletem pouca qualidade literária.  

Em suma, o fenómeno do BookTok, apesar de ser uma trend das redes sociais, tem um impacto muito grande nos hábitos de consumo e consequentemente na economia, pois alterou drasticamente os hábitos de leitura, impulsionando o mercado da venda de livros e contribuindo para uma maior valorização da literatura.