O meu nome é Nuno Sousa e sou um orgulhoso alumnus da FEP e da FINK. Estudei Economia na FEP entre 2016 e 2019, tendo realizado um semestre na Universidade de Exeter no Reino Unido no âmbito do programa Erasmus. Fui membro do Jornal Fepiano durante 2 anos, onde participei em mais de uma dúzia de edições, escrevi artigos principalmente sobre Economia e Política no contexto europeu, e ocupei o cargo de coordenador entre março e agosto de 2019, período em que se realizou a renovação do Fepiano e criação do Grupo FINK. 

Após terminar a minha licenciatura mudei-me para os Países Baixos onde fiz um mestrado em Economia com especialização em Economia Internacional e Globalização na Universidade de Amesterdão (UvA). Decidi fazer um mestrado na UvA porque queria estudar numa universidade reputada com um programa de estudos exigentes, um ensino mais moderno e um ambiente multicultural. Esta experiência deu-me a conhecer novas perspetivas e novas formas de olhar para o mundo, para a sociedade e para a Economia.

Tendo terminado o mestrado, decidi procurar um emprego ou estágio numa instituição onde pudesse aplicar os conhecimentos que adquiri durante os meus estudos e onde estivesse em contacto com os grandes assuntos da atualidade das políticas económicas e financeiras a nível europeu. 

Neste mês de setembro começo a estagiar no Banco de Portugal, no Departamento de Supervisão Prudencial, que é responsável pela supervisão microprudencial de sociedades financeiras dentro do enquadramento regulatório do Mecanismo Único de Supervisão, isto é, tem como objetivo assegurar a solvabilidade e solidez de cada uma das instituições financeiras e, consequentemente, a estabilidade do sistema financeiro. Ao partilhar a minha (ainda curta) experiência com os leitores do Fepiano, em particular com os caloiros da FEP, espero realçar que existem muitas oportunidades e muitos trajetos possíveis para os alunos de Economia e de Gestão da FEP. Estudem, participem em organizações estudantis e descubram quais são as áreas e as atividades que mais vos agradam.

Na FEP ganharão as bases científicas e a capacidade de trabalho e de espírito crítico para poderem seguir qualquer carreira e qualquer percurso de vida, da consultoria à banca, da gestão de empresas à regulação e supervisão financeira, do policy-making às organizações não governamentais.

O futuro é vosso, sejam fiéis a vocês mesmos e criem o vosso próprio percurso.