Carina Seabra - Marketeer nBanks
Artigo exclusivo do site, publicado em Novembro de 2024
Fintech portuguesa lidera disrupção no sistema bancário com Open Banking e Financial AI. Agregam dados e simplificam a gestão financeira empresarial com serviço único, presente já em 75 países.
A nBanks é uma fintech portuguesa que surgiu em 2018, no rescaldo do lançamento da PSD2 – Diretiva de Serviços de Pagamento, revolucionadora do paradigma vigente. Frente ao que muitos no setor da Banca viam como um desafio, os ex-bancários Orlando Costa, Ricardo Vieira e Nuno Oliveira viram uma oportunidade de negócio. Formou-se, assim, hoje a primeira empresa do mundo com uma oferta agregada de Open Banking e Open Finance.
Foi em berço europeu que nasceu o Open Banking, um enquadramento que permite o acesso a dados bancários a terceiros do setor, abrindo-o à atuação de novos players, como as fintechs. O objetivo passou pelo fomento da inovação e competitividade no setor. Com os dados do seu lado, o cliente passa agora a poder ceder autorização sobre os mesmos a terceiros, para que os integrem em plataformas como as de gestão financeira. É por via de APIs – Application Programming Interface seguras que esta operação se dá, no contexto em que a PSD2 vigora e, internacionalmente, é a Inteligência Artificial a aliada nesta conexão. Desde então, têm-se expandido por vários países, apresentando-se já regulamentação, assumida ou em desenvolvimento, em várias nacionalidades.
Em linha com este conceito surge o BaaS – Banking as a Service, que descreve a integração do contento de informações bancárias nas plataformas das empresas terciárias. Assim, o banco providencia, via API ou RPA, o serviço. Por outro lado, o “anfitrião”, como a nBanks, apresenta-os numa plataforma ágil e de experiência mais acessível e interativa para o consumidor.
Com a integração em 2500 bancárias e atividade já em 75 países, alguns para os quais levou o Open Banking, contabiizam-se mais de 60 funcionalidades pioneiras e várias outras em fase de projeto que a nBanks teve o privilégio de desenvolver e colocar ao serviço dos seus 5000 utilizadores. Desde os transportes e construção ao setor hoteleiro, das associações empresariais aos municípios ou dos contabilistas aos auditores, “não fecham portas a nenhum setor”, contando com um serviço premium para estes últimos agentes.

A informação é disponibilizada numa plataforma de gestão bancária e financeira 100% cloud, oferecendo serviços de Open Banking, Open Finance e Banking as a Service para o segmento B2B, que se traduzem numa visão holística para o gestor. Colocaram a Inteligência Artificial ao serviço das empresas e romperam fronteiras, entre países, setores e até câmbios monetários e fusos horários. A segurança e satisfação do consumidor são também pontos centrais nesta abordagem.
A visualização de saldos de todas as empresas num só écran, no câmbio que o utilizador desejar e com os filtros mais pertinentes à decisão em causa, a visualização de orçamento e cash-flow ou a categorização automática de movimentos são algumas das funcionalidades possibilitadas. O Fast Update de todas as contas bancárias em tempo real e a integração com o Banco de Portugal, E-fatura e Segurança Social são módulos adicionais também relevantes. Estudos internos demonstram já a sua associação a uma poupança em 86% do tempo habitualmente dedicado à gestão de informação bancária, bem como um ROI de x5,29. Com a possibilidade adicional de integração de contabilista e auditor no ecossistema, facilitando-se a comunicação, gestão de informação e garantia de políticas de compliance entre as entidades, os benefícios continuam a expandir-se. O cliente é empoderado e, com os dados, em tempo real, do seu lado, as suas decisões tornam-se mais qualificadas.

“Com a tecnologia aliada às finanças conseguimos, hoje, automatizar tarefas outrora demoradas e rotineiras. Permitimos que cada operacional atue direta e unicamente na tarefa que a função lhe incube, garantindo não só a sua disponibilidade para tarefas de valor efetivo, como conformidade com políticas de compliance”. – Orlando Costa, nBanks CEO
A empresa foi recentemente alvo das atenções dos media portugueses, uma vez mais pelo pioneirismo em inovação com a criação da primeira equipa do mundo de Advisors em Open Banking e Financial AI, que acompanharão de forma personalizada os seus clientes de BaaS. Para garantir um serviço acessível, disponibiliza também um serviço menos customizado, mas ainda com uma oferta de valor agregado, “um SaaS que, em jeito netflix, permite que o cliente beneficie já de automação e simplificação da sua gestão”

Não escondem como este novo paradigma tem gradualmente vindo a ser aceite e aproveitado pelos diferentes países, apesar dos receios em que a matéria está mediaticamente envolta. Subscrevem o impacto da tecnologia no serviço à sociedade e à economia e evidenciam como, no final do dia, gestores, operários e sociedade beneficiam desta sinergia.
“Apesar das recentes transformações tecnológicas e digitais não se dissociarem de alguma dúvida na sociedade que, como quase sempre acontece, é oriundo do desconhecimento e que nos motivam também no investimento da literacia neste âmbito, as oportunidades são bastante claras e os países que nela investem estão a colher os resultados. Queremos Portugal na linha da frente”. – Orlando Costa, nBanks CEO
Olhando os recentes fenómenos que se debatem sobre esta área e o seu potencial no aumento da competitividade das empresas, com enfoque na promoção da inovação, promoção da eficiência operacional e expansão dos mercados, acreditam que “o futuro será também nesta linha e no nosso potencial enquanto atores promotores da literacia tecnológica e financeira”, aliando-se a empresas e associações empresariais, bem como à Academia, para a promoção do diálogo e conhecimento neste tema. Por isso, lançaram também recentemente, no Dia Mundial da Poupança, o @vança – Programa de Mobilização Empresarial de Combate à Iliteracia Financeira. Missão assumida, refletem com orgulho como são “parceiros na transição digital”.
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