Foi no final do primeiro semestre do passado ano letivo que dissemos adeus ao edifício da nossa segunda casa. Prometeram-nos que se tratava de uma despedida breve, daquelas onde não há tempo sequer para sentir saudade. Relutantes, mas principalmente preocupados com a época de exames, vimos brotar do chão o que seria a Faculdade de Economia do Porto nos seus próximos tempos de existência – monoblocos erigidos sobre o que outrora tinha sido um parque de estacionamento. Atordoados pela mudança radical nas condições a que estávamos sujeitos, fizemos aquilo que nos era pedido. Adaptamo-nos e seguimos em frente. E, assim, vimos passar um ano e meio de faculdade. 

Foram vários os desafios que tivemos de enfrentar – temperaturas imprevisíveis nas salas, infiltrações de água, a dificuldade em arranjar lugar no bar para almoçar (neste período em que não tivemos acesso a uma cantina)… até aos sons aleatórios que, sem pedir autorização, perturbaram aulas e momentos de avaliação neste último ano e meio. Com todos os obstáculos a que tivemos expostos, concluímos cadeiras, tivemos papéis ativos no plano das organizações e fortalecemos amizades pelo caminho. Fizemos parte de um período difícil, mas muito importante, da FEP. Ainda assim, acho que todas as dificuldades pelas quais tivemos de passar não nos retiraram nada que não conseguíssemos substituir. Foi um pequeno teste à nossa resiliência, quer em termos logísticos (“volto já, vou à casa de banho da FEUP!”; “até almoçava no bar, mas com esta fila…”; “hoje vais estudar para a biblioteca de que faculdade?”) quer em termos de ânimo. 

Não obstante, olhando para tudo o que aconteceu, não trocaria os nossos monoblocos por nenhum outro espaço. Podemos não ter tido as melhores condições, mas temos connosco 3 letras que representam a melhor Faculdade de Economia e Gestão do país. Temos professores que nos ensinam e preparam para o mercado de trabalho como ninguém. Temos uma Universidade que é constantemente reconhecida em rankings internacionais. Temos 18 organizações estudantis que organizam feiras de emprego, obtêm prémios em competições internacionais, dinamizam palestras e parcerias com empresas e promovem business trips. Temos uma associação de estudantes com 40 anos de experiência e sucesso. Não temos tudo…, mas temos muito.

Agora que esta fase se está a concluir, aguardamos com entusiasmo o regresso às paredes cinzentas da FEP. Não teremos, com certeza, salas banhadas a ouro ou mesas de marfim, mas também não é isso que faz da nossa faculdade o que ela é. O que nos distingue são as pessoas – e essas vão estar cá sempre, dentro ou fora dos monoblocos.

Somos a “geração dos contentores”. E que bom que isso é!