Opinião de Maria Carvalho
Também incluído no FEPIANO 53, publicado em Dezembro de 2024
Atualmente, a comunidade educativa portuguesa não se debruça apenas na transmissão estrita de conhecimentos, mas também na formação integral dos jovens. Esta pode ser impulsionada pela prática de atividade física.
Ao longo dos últimos anos, o desporto tem sido amplamente reconhecido como um instrumento essencial na promoção da saúde física e mental dos mais jovens. A prática desportiva tem vindo a mostrar-se essencial na educação completa dos alunos, contribuindo para a promoção do perfil humanista do estudante. Trata-se de transformar os estudantes em cidadãos do mundo capazes de viver em sociedade e com a ambição de a impactarem positivamente.
“A prática desportiva tem vindo a mostra-se essencial na educação completa dos alunos”
A prática desportiva promove o desenvolvimento cognitivo e a concentração. Competências como o raciocínio lógico, pensamento estratégico e compreensão são continuamente postas à prova dentro de campo e no quotidiano escolar. Estes alunos terão propensão para adquirir conhecimento com maior facilidade e realização das tarefas escolares de maneira mais focada. Adicionalmente, a necessidade de manter a atenção durante a atividade e lidar com a derrota promovem características chave para uma aprendizagem plena em sala de aula.
Saber pensar eticamente e aprender a seguir regras amplamente incutidas durante a prática desportiva são conhecimentos essenciais para a construção de um ambiente escolar mais justo e organizado, proporcionando melhores condições no momento de transmissão de conhecimento.
Decorrentes da prática de desporto, os contactos estabelecidos com diferentes pessoas de variados contextos sociais contribuem positivamente para o fortalecimento de valores interpessoais e sentido de comunidade entre os praticantes. Consequentemente, os ambientes em que estes estudantes estão inseridos, nomeadamente a escola que frequentam, beneficiarão destas características positivas. A maior facilidade em se relacionarem levará a que estes alunos possam assumir um papel decisivo na integração de novos alunos e de alunos com dificuldades de socialização, promovendo o bem-estar geral dos seus pares.
Para além disto, o desporto tem um impacto direto na redução dos níveis de ansiedade e de stress, o que traduz melhores condições de aprendizagem para os estudantes que frequentam atividades físicas.
Deste modo, o desporto é fulcral para o desenvolvimento dos estudantes, assumindo- se como uma ferramenta de enorme relevância a nível educacional, pelo que a aposta pela comunidade educativa e pelos governantes portugueses na prática desportiva tem sido crescente. Com vista ao seu estímulo, a atividade física tem sido incluída no programa de atividades das escolas, ao longo dos últimos anos, um conjunto de práticas lúdico-desportivas como complemento curricular. Esta medida permite que todos os alunos, que assim o desejarem, tenham acesso ao desporto e aos benefícios consequentes da prática de atividade física, promovendo-se assim o bem-estar e a qualidade de aprendizagem da comunidade estudantil geral.

Comentários